terça-feira, 21 de maio de 2013

SIM!! Eu já vi isso antes...

Nessa sexta (17/05) Sandy fez em São Paulo o tão esperado show da turnê de lançamento do cd "Sim" no HSBC Brasil, um show muito bem produzido, com visual bonito mas sem grandes novidades. Sandy fez questão de dizer que não tava boa da garganta, jogou a maior parte das músicas do início do show pro público cantar, mas mesmo assim fez um belo show.


Chama a atenção o fato da Sandy fazer um show de um cd novo, sem que esse cd novo tenha saído ainda, no repertório nada de muitas novidades, com exceção de "All Star" do Nando reis (e sucesso na voz de Cássia Eller) tudo que a Sandy canta no show já vimos ela cantar em algum momento da carreira.

A abertura do show acontece com "Aquela dos 30", música chiclete que Sandy lançou em 2012 no EP "Princípios, meios e fins" e que também fará parte do cd "Sim", nitidamente mais solta Sandy se diverte com essa canção e empolga o público.

Na sequência vem a batida "Sem jeito" do cd "Manuscrito" sem nenhuma alteração no arranjo e é seguida por "Perdida e salva" que considero o hino da turnê manuscrito, realmente uam das músicas mais belas e fortes do trabalho solo da cantora.

Sem nem alterar a ordem que ela fazia na tour manuscrito "Perdida e salva" vem seguida da fofíssima "Ela/Ele" e fica aquela sensação de "eu já vi isso antes..."

Sandy senta em seu inseparável banquinho, conversa um pouco com a galera e surpreende com "Segredo" música que também está no EP "Princípios, meios e fins" interpretação linda e simples, sem grandes firulas, o que só prova que muitas vezes menos é mais.

A sensação de "eu já vi isso antes..." volta quando ela conta que o Xororó foi a primeira influência musical dela e imenda a canção "Se Deus me ouvisse" que ela cantou com o irmão Junior Lima no DVD "Chitãozinho & Xororó - Sinfônico" em comemoração aos 40 anos de carreira da dupla. Interpretação ótima, mas esperávamos novidades...

"Pés cansados", também hit de manuscrito, esta lá intacta, sem nem uma novidadezinha no arranjo e na interpretação. Mais do mesmo... (Nesse momento dá até saudade da dupla "Sandy & Junior" que cantavam as mesmas músicas, mas com arranjos diferentes que sempre surpreendiam...).

"Ponto final", música que fará parte do cd "Sim", empolga, envolve, Sandy se solta, brinca, nitidamente mais a vontade no palco, adquiriu uma presença de palco absurda dança, canta num megafone. Pra mim um dos pontos altos do show com toda certeza. Pena que esse ponto alto é derrubado por mais um momento "eu já vi isso antes..." Sandy canta "Casa" sucesso de Lulu Santos que também fez parte da tour manuscrito, também sem novidade alguma, não empolga mais como empolgava em 2010/2011. Queremos novidades de verdade Sandy!

Sandy resolve relembrar um momento bacana de sua carreira solo, quando foi convidada pelo Banco do Brasil a fazer um show com covers do rei do pop Michael Jackson, pra relembrar esse momento ela escolheu "Bad", que particulamente não acho a versão dela muito boa, preferia que ela tivesse cantando "I want you back" que seria muito mais coerente com a animação do novo show. (mas ok, ela sensualiza tirando o casaquinho que usa hahahah).

Outro momento bacana da carreira que Sandy relembra, e com orgulho e nitidamente emocionada, foi quando cantou "Águas de março" no especial "Som Brasil Elis Regina" em 1997 quando tinha apenas 14 anos de idade, lembra que nesse momento deixou de ser vista apenas como uma cantora infanto-juvenil e passou a ser reconhecida como cantora.
Ok, já vimos Sandy cantar "Águas de março" diversas vezes, mas é sempre bacana! Ela tava tão a vontade que deixou sua zona de conforto (em pé de frente ao pedestal) que perambulando pelo palco errou a letra da música, situação essa que foi muito bem contornada pela cantora.

"All star" dispensa comentários! Ficou com a cara dela e combina muito com a turnê!

"Idaho", foi cantanda no DVD Manuscrito, com participação de Nerina Pallot. Mas ok, Sandy achou que seria novidade e colocou ela na turnê "Sim". Confesso que curti muito Sandy cantando essa música sozinha.

"Angel", também não é novidade alguma pra quem acompanha a artista, ela já disse por diversas vezes o quanto essa música é especial pra ela e até cantou em homenagem ao irmão Junior Lima no último show que eles fizeram em dupla em 2007.
O destaque aqui é pra interpretação impecável e emocionante e pro público que, diferente de outras épocas, deu uma maneirada nos irritantes gritos de "perfeita", "diva", "cantora", "mulher do maracanã" e "Semideusa" (SIM! Alguns sem noção chamam ela de SEMIDEUSA!) pra apenas prestar atenção na interpretação dela. Como disse a jornalista que estava na mesa ao lado da minha: "De arrepiar!"

Aliás, falando em público, notei que deu uma mudada no público da Sandy! Claro os fãs assíduos da da época da dupla estavam lá (infelizmente os que gritam semideusa também!) mas tinha uma galera mais velha, mais comportada, muitos casais, jovens, idosos. Público comportado e bacana de assistir um show, quem dera fosse sempre assim!

"Escolho você" não empolga tanto quanto no EP, ao vivo a música parece que perdeu o ritmo, ficou um pouco estranha pra mim.

Sandy lembra também a época que fazia dupla com o irmão Junior Lima e canta "Não dá pra não pensar" (com arranjo bem próximo ao que eles fizeram no "Acústico MTV" em 2007) seguido de "A lenda". Sim amigos, "A lenda" de novo "A lenda"! Apesar do novo arranjo, e de um solo de guitarra impecável executado pelo Mauricio Caruso, fica aquela sensação de: "Poxa Sandy, no meio de tanta música bacana você escolheu a lenda?".

Sandy sai do palco e retorna para o bis! Todos levantaram, educadamente, e foram pra ponta do palco e esperamos ela voltar. Ela diz no microfone: "É pra voltar?" Já que não houveram os tradicionais gritos de "Mais um,mais um...".

Canta "Quem eu sou" que também era da manuscrito tour e volta com a mesma cara.

Chega o momento de encerrar o show e pra isso Sandy escolheu "Sim", música que dá nome ao "novo" show e ao novo cd que chega as lojas em Junho.
Acho uma música linda, porém combinaria mais se tivesse no meio do show e não no final, ela começa o show tão pra cima, deveria encerra-lo da mesma forma.

Diferentes dos outros lugares onde fez show, Sandy tirou a linda "Saudade" do set list e, confesso, que além de "Saudade" senti falta de "Olhos meus" pra mim a música mais linda do EP "Princípios, meios e fins" e fiquei morrendo de vontade de escutar ela ao vivo.

O show é bom, mas não tem nada de novidade! Ela não cumpriu o prometido em seu site oficial de que iria acrescentar mais músicas no show e que o CD "Sim" sairia próximo ao show de São Paulo (o lançamento do cd foi adiado pra 11 de Junho).
Se fosse pra não trazer novidade não teria porque lançar uma nova tour agora, o show fica com cara de "Manuscrito 2". Espero que com o lançamento de "Sim", as modificaçãoes melhorem o show.


Beijos!

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Espanto

"Eu não sei porque o espanto
do motivo do meu canto
se ao me olhar percebe
que eu te gosto tanto

Eu sei porque eu digo
que você é o meu motivo
de toda a felicidade
e de tudo que eu tenho vivido

Que não tenhas mais espanto
e que note o quanto
que você é o culpado
e o motivo do meu canto

Eu sei e eu te digo
que quero você comigo
e esquecer o castigo
do nosso tempo perdido

Só não tenha mais espanto
de ser o motivo do meu canto
e quando olhar nos meus olhos
perceber que te gosto tanto".

                                          (Cristiano Pereira - 30/Abril/2013 00:43 hs)


Quem me conhece sabe o quanto morro de vergonha de mostrar pra alguém as coisas que eu escrevo.
Acho que isso até me bloqueou, de certa forma, e fazia um tempinho que eu não escrevia nada.
Tava tomando banho esses dias e me veio a ideia inicial do texto acima, fiquei feliz e na hora escrevi.
Fiquei tão feliz que não pensei duas vezes, peguei a Vivi que estava on line e mostrei pra ela e ela me incentivou a postar aqui, mesmo sabendo que morro de vergonha de postar as coisas que eu escrevo.
Mas enfim, ela incentivou e eu senti que devia! Fiquei tão feliz de depois que quase 1 ano escrever alguma coisa de novo...
Tá eu sei, é bobinho até, mas veio do coração!


=D

Bjs